domingo, 11 de setembro de 2011

EXPOSIÇÂO_"SOBRE-NATURAL_10 OLHARES SOBRE A NATUREZA"_SET_0




Este portal (último desenho) está localizado num pedaço de terra entre o céu e o rio, em Almada. Por lá foram expostos exímios trabalhos científicos de desenhos - elementos que encontramos na Natureza. Fui com duas amigas, uma das quais sempre com o caderno de desenho à mão. Entretanto, da janela via o exterior da Casa da Cerca.


O tema exibido “SOBRENATURAL- 10 OLHARES SOBRE A NATUREZA” repercute a linguagem de artistas e de ilustradores científicos deste século.

Muitos olhos puderam ver, mas paralelamente outros dedos puderam ver, sentir e mesmo ouvir a textura de determinados suportes em MDF colocados em algumas paredes, ao mesmo tempo decifrar em Braille as mensagens que infelizmente muitos desconhecem. Foi então que lembrei-me das caraterísticas dos suportes e dos riscadores adequados utilizados também durante a minha docência. Na altura, os alunos nem por isso conseguiam estar presentes em exibições de artes ao mesmo tempo terem oportunidade de apreciar esse tipo de obras executadas em placas de fibras. Hoje, se calhar atualmente faria um pouco mais aprendendo texturas em MDFs.

Os quadros patentes nesse local e desse campo educacional constituíram trabalhos surpreendentes de DOMINGOS LOUREIRO.

Fora deste contexto, a CASA DA CERCA é um espaço encantador que sugeria uma visita para quem como eu, ainda desconhecia

Nenhum comentário:

Postar um comentário