sábado, 30 de abril de 2011

RETIRO DE DG EM VILA VIÇOSA _III PARTE_3




O que eu gostei da sessão de cinema foram as imagens do site da TV5 "Carnets des voyages" que serviu de apoio ao trabalho.

No dia seguinte à exibição do filme,desloquei-me à bonita Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, também visitada pelo Papa JOÃO PAULO II (1982) que por coincidência será beatificado dentro de minutos. (Milagre ou não?).
Junto ao alçado principal da Igreja existe uma transcrição da existência da Irmandade de S. Pedro. É um edifício religioso datado de 1742. Tive oportunidade de notar duas imagens da Imaculada, Padroeira de Portugal, oferecidas à Igreja.
De realçar como obra de arte, postados nas alas do altar-mor, muito vistosos, encontram-se os painéis de azulejos (com o característico azul da época), possivelmente da autoria do ceramista Policarpo Oliveira Bernardes (1695 – 1778). É assunto para investigar melhor porque, dado o tempo escasso e poucas informações plausíveis, não consegui saber mais. Nem mesmo fazer a leitura dos painéis.
No chão, da nave principal, junto ao mesmo altar-mor, um grandioso mas velho tapete de Arraiolos (1646_?).
Salienta-se, exposta como não podia deixar de ser, a pedra de armas da Monarquia de Portugal. Um dos dos filhos dos Duques de Bragança foi lá baptizado.
Da vista ainda vi a localização da casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

Assim,com as pequenas entrevistas embora feitas à pressa,consegui captar vários pormenores interessantes sobre diversos assuntos inerentes a VV. Aproveito para agradecer aos que me prestaram todas as informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário