domingo, 10 de abril de 2011

O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO_O




Estou a responder a um espantoso desafio dos USKP - Challenge XLII que se intiltula - O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO

1.Deste meu primeiro registo aqui vai -
Inventário do Património Arquitectónico:
Património imóvel registado e inventariado pela IGESPAR
Designação - Capela de Santo Amaro; classificado como MN;
Categoria e Tipologia_ Arquitectura Religiosa_Capela.

Localidade onde se encontra implantada- Alcântara- Lisboa.

2.Galilé semi- circular do templo.

Batendo uma vez mais na mesma tecla, venho a encontrar este património pior do que estava há décadas. Bem sei que não tenho o dom de caneta e se calhar nada percebo da matéria de Arquitectura!
Escrevo aqui o nome de uma figura ancestral que tinha a seu cargo zelar pelo templo -- Padre Salvador, histórico já falecido, que sabendo do trabalho de pesquisa para uma das disciplinas da Faculdade perante mim e à minha companheira de curso e de estudos, amiga Lena, pediu-nos uma atenção para o estado degradado da CAPELA. Volvidos muitos anos, regressei lá para os desenhos agora expostos. Desta vez, não tive acesso ao interior. A galilé foi vista através do gradeamento dos portões de ferro forjado. Mas, peço-vos, sabendo do dilúvio no interior do templo nos dias chuvosos (com baldes de água a apanhar as gotas pluviais), quando e se cair a cobertura da Sacristia, por favor, não me avisem, porque desejo manter a recordação dum bonito quadro a óleo que retrata o Santo Amaro lá exposto a amparar e a aguentar o peso do teto.

ET - Por lapso saiu uma gralha o que pedindo desculpas ressalvo, no USKP já publicado ontem - Trata-se da Capela Santo Amaro e não SantoAmara.



3.Antigas volutas e os atuais grafittis.
Em redor só poeira e estilhaços de vidros e lixo.

Pergunto: valerá a pena este sistemático lamento?

2 comentários:

  1. Mestre! Imagine: estou emocionada por duas razões - 1ª. Por conseguir contato com tão ilustre Professor, depois deste interregno;2ª. Por ter reparado neste singelo mas lamuriento apontamento do Património Português. Espero que conheça ou que venha um dia a conhecer este templo e sobretudo espaço de Alcântara com uma panorama lindíssimo! Muito obrigada!

    ResponderExcluir