domingo, 21 de novembro de 2010

DESENHOS na FÁBRICA DE BRAÇO DE PRATA_set10

Na fábrica de Braço de Prata de 15 a 25 de Setembro de 2010 no Espaços do Desenho decorreu um Ciclo de workshops denominado “ 8 Possibilidades de fazer desenho”, com a Coordenação: Eduardo Salavisa e Teresa Carneiro.

“O Espaços do desenho é uma associação sem fins lucrativos com sede no rés-do-chão da Fábrica Braço de Prata. Esta associação tem como objectivo promover actividades no âmbito da prática e pensamento do desenho” – Por conseguinte, aos obreiros do Espaço (especialmente Arqº Tiago e a Pintora Teresa bem como os mencionados Coordenadores), uma vénia pelo trabalho e actividade desenvolvida.

Aquelas possibilidades de fazer desenho foram um projecto coordenadas por outros diversos especialistas no âmbito do desenho.
Os workshops decorreram durante o horário de abertura ao público: de quarta-feira a sábado, das 19h às 23h. Caracterizou-se seguindo o modelo de residência aberta, dando a possibilidade ao público de visitar e acompanhar o desenvolvimento de diversas sessões experimentais em torno do desenho.

Apenas frequentei quatro:
1.Desenhar uma acção, desenhar uma instalação, Manuela São Simão
“Os participantes foram convidados a imaginar ou recriar um mapa mental. Usaram-se diversas fitas cola e outros materiais para se demarcar na parede e chão do espaço um território-limite-de-acção. Durante o processo desta acção-performativa desenharam-se percursos e planos que foram deixando os seus vestígios no espaço.”

2.Circuito Urbano, João Catarino
“Foram realizados um pequenos circuito urbano exterior que teve como objectivo acompanhar os caminhos da luz no entardecer. Mais tarde estudou-se a luz à noite, a partir do interior da fábrica braço de prata. Foram realizados desenho de manchas e contrastes, na passagem do dia para a noite, experimentando-se ainda o uso do preto sobre o branco e do branco sobre o preto”.
Outros desenhos foram já incluídos na postagem adiante.




3.Diários Gráficos, Pedro Cabral
“Foram apresentados diversos diários gráficos pessoais do artista, falando-se sobre a sua evolução no tempo, método e nos materiais utilizados. Foram propostos diversos exercícios de registo em diário gráfico após os quais se trocaram experiencias sobre as surpresas e dificuldades de cada participante no uso dos diários gráficos.".
Segue-se uma das imagens.



4.Fome do Desenho, Francisco Pinheiro.
“Nesta sessão desenhou-se com ingredientes que normalmente se encontram na cozinha ou frigorífico – azeite, mel, amoras, beterraba, entre outros. Depois de se ‘cozinhar’ as tintas com os ingredientes trazidos de casa, realizaram-se diversas experiências que incluíram desenhar alguns dos legumes trazidos pelos participantes. Procurou-se explorar os diversos elementos em comum entre os actos de cozinhar e desenhar: o método, a improvisão, o tempo, a performance, o apelo aos sentidos.”

Para mais informações e registos fotográficos sobre o projecto consulte:
www.drawingspaces.weebly.com
http://drawingspacespt.weebly.com/arquivos.html
http://www.facebook.com/home.php?#!/drawingspaces.espacosdodesenho
http://drawingspacespt.weebly.com/arquivos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário