quinta-feira, 8 de novembro de 2012

“ILUSTRAÇÃO COM TRATAMENTO DIGITAL” na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

 
a) Desenho inicial:
 
b) Hipóteses provisórias apresentadas em padrões de cores:
 
 
c) Estudo da cor com a respetiva paleta provisória e posteriormente retificada:
 
c) Estudo da cor com a respetiva paleta final:
 
d) Finalmente, o produto final de imagem;
 
 
d) Um importante estudo de aplicação do texto (texto e imagem)..
NOTA PRÉVIA
Na FBALx ainda neste ano mediante a proposta de uma conhecida editora decorreu um workshops “ILUSTRAÇÃO COM TRATAMENTO DIGITAL” orientado pelo Ilustrador e Arqº Richard Câmara. Antecipadamente, a mesma editora (não me compete por questões de ética e de falsa propaganda, como é obrigatório, citar o nome dessa empresa editorial), distribuiu aos participantes desse workshop um extrato de um texto “História às Cores”. O objetivo seria testar uma  ilustração de um livro de natureza infanto-juvenil, tendo eu pessoalmente escolhido o item 40/41 ( que se transcreve mais abaixo junto a uma das últimas etapas deste desenho gráfico). Durante o evento a simpática representante da editora esteve presente nesse evento, acompanhando um dos passos finais, dando opiniões e esclarecendo as dúvidas aos participantes, o que se assinala como algo de muito importante.
O aludido workshop de ilustração surgido através do CEAM, constante do programa da FBA, despertou muito interesse, motivação, tendo-se verificado grande interação e interajuda entre os intervenientes.
Após estas palavras, seguem-se uma breve síntese da forma como executei o produto final de uma imagem gráfico. Apliquei o Photoshop CS2 e organizei um portfólio conforme instruções dadas.
 
 I. ESTRUTURA DA ILUSTRAÇÃO
Foram os seguintes os passos deste projeto de ILUSTRAÇÂO:
1.Identificação de um texto (item 40/41) apresentado por uma determinada editora. 
2.Plano de Aprendizagem – Investigação relativo ao tema; esboço gráfico a grafite, de um parágrafo escolhido do texto; do resultado deste DESENHO inerente ao tema proposto, previamente estudado, escolhido e determinado pelo executante, ficou registado o esboço do trabalho inicial em papel vegetal, que permanecerá na 1ª. Leyer; após sequência de estudo da cor, a começar da 2ª. Leyer, inserirem-se outras layers sempre com a indicação da paleta das cores escolhidas. apenas aqui dou indicação de duas das passagens em layers; finalmente, a última layer será o trabalho final. Nesta última página insere-se um espaço destinado ao estudo do extrato do texto (abrangendo a página do lado direito).
OBS:Devo acrescentar que antes de proceder à entrega, tentei retificar o trabalho porque algo me saiu errado.
3. As dimensões do suporte do papel correspondem a 21 cm x 38cm e como outra medida, as imagens digitalizadas em 300dpi.
 CONCLUSÃO
Após a concretização deste trabalho, foi enviado um exemplar ao Arqº. Richard Câmara, Coordenador do workshop, e de um outro à Editora que colaborou nesse evento.
Este foi um projeto para ilustração de um livro infanto-juvenil, que eventualmente poderá promover novos contactos e oportunidades.
Foram os seguintes percursos: desenho inicial;  hipóteses apresentadas;estudo da cor com a respetiva paleta final;  produto final. De permeio várias alterações até conseguir o resultado pretendido (que aliás não foi fácil)
Pelas imagens, dei assim a conhecer por esta forma e via, os passos concretizados. Serve esta para mais tarde recordar e aplicar o procedimento.    

3 comentários:

  1. Sempre atento, mas qual a origem da surpresa: pelo tema, técnica, afastamento, recomeço nas postagens? Fico curiosa em saber, porque a tua opinião conta muito.

    ResponderExcluir
  2. Pela incursão no tratamento digital da imagem.
    Gosto muito do resultado. E do processo, sempre muito bem explanado.

    ResponderExcluir